Batalhão Ambiental apreende madeira ilegal em ação em Manacapuru

Carga com mais de 100m³ está avaliada em R$ 166 mil

Mais de 100 metros cúbicos de madeira ilegal foram apreendidos por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), vinculado ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A apreensão ocorreu durante ação fiscalizatória em serrarias no município, dentro da operação Hórus.

Durante a ação, em uma serraria fiscalizada pelas equipes, de endereço não informado, um grupo de pessoas que estava no local fugiu ao perceber a chegada dos policiais. No local foram encontrados 100 metros cúbicos de madeira serrada, popularmente conhecida como pranchão, e 8 metros cúbicos de madeira em tora. O material apreendido está avaliado em R$ 166 mil.

A madeira de origem ilegal foi levada para a Delegacia interativa de Manacapuru. As investigações continuam para identificar o proprietário do estabelecimento.

A polícia alerta que o art. 45 da Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/1998, criminaliza a conduta de cortar madeiras de lei em desacordo com as determinações legais ou transformá-las em carvão para fins industriais, energéticos ou qualquer outra exploração, econômica ou não.

Denúncias

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.


 

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera