Como doar árvores para restaurar áreas desmatadas

Saiba como integrar o movimento que plantará 1 bilhão de árvores até 2030

“A natureza nos conecta, plante árvores” é o tema da campanha promovida neste ano pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil. A TNC é uma organização não-governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente.

A ideia é criar uma rede de doações na qual qualquer pessoa pode participar. Para contribuir, basta acessar o site da campanha, escolher a forma de doação e onde quer plantar a árvore. Depois, é só compartilhar nas redes sociais e convidar os amigos a fazerem o mesmo.

Empresas também podem participar, firmando parceria com a TNC, incentivando a doação entre seus colaboradores, rede de fornecedores e consumidores. As doações são a partir de R$ 20 e podem ser feitas por boleto bancário ou cartão de crédito.

O objetivo é criar um movimento em que todos possam participar e contribuir para a recuperação de áreas desmatadas na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Segundo o líder da estratégia de restauração florestal para América Latina da TNC, Rubens Benini, o último relatório do IPCC, divulgado em agosto deste ano, trouxe o alerta de que temos que agir agora.

“PRECISAMOS PENSAR A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS, PORÉM DEVEMOS AGIR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA REDUZIR E COMPENSAR AS EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA. UMA FORMA DE FAZER ISSO É A RESTAURAÇÃO DE FLORESTAS, POR ISSO, ESSA INICIATIVA, APARENTEMENTE SIMPLES, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA”.

Rubens Benini

Benini, que é formado em Engenharia Florestal, destaca que “temos no Brasil uma oportunidade de acelerar essa importante agenda, para que os imóveis rurais estejam de acordo com a legislação florestal, ao mesmo tempo em que garantem os serviços ambientais essenciais para a manutenção da vida, como a produção de água, a manutenção da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas”.

A iniciativa está alinhada ao Acordo Climático de Paris, do qual o Brasil e outros 194 países são signatários, para buscar meios que limitem o aquecimento global a 1,5ºC, em relação à era pré-industrial.

Students at Amazon Indigenous Training Center (CAFI), in Brazilian Amazon, Manaus, Brazil

“A TNC entende que conservar e restaurar florestas é uma das formas mais eficazes de reequilibrar o ciclo do carbono e, consequentemente, contribuir para reduzir o aquecimento global”, completa Benini.

O recém-divulgado relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) também mostrou que se nada for feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, em 2040 o aquecimento global ultrapassará a marca dos 1,5oC, gerando consequências como escassez de água potável, aumento das inundações e nível do mar e insegurança alimentar, entre outras. Desta forma, é fundamental e urgente acelerar as ações de combate às mudanças climáticas e agir de forma coletiva.

Restaura Brasil

A campanha “A natureza nos conecta, plante árvores” faz parte da iniciativa Restaura Brasil, lançada pela TNC em 2018 e que, até o momento, já possibilitou a recuperação de milhares de hectares, que correspondem a mais de 260 milhões de árvores nativas. A meta é restaurar até 2030, uma área superior a 400 mil hectares, que representam 1 bilhão de árvores.

O Restaura Brasil nasceu da necessidade de recompor a vegetação natural e, dessa forma, ajudar a reduzir o aquecimento global, conforme estabelecido no Acordo Climático de Paris.

Acesse para mais detalhes sobre as ações do Restaura Brasil.

TNC

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção da terra, do ar e da água, essenciais para a vida. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros.

No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica e pragmática, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

Acesse para saber mais sobre a TNC.


 

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera