Em Manaus, escolas municipais realizam ações em alusão à Semana do Meio Ambiente

Mais notícias

Técnicas de cuidados com a horta escolar, palestras, mutirão de limpeza e confecção de material didático por meio da reciclagem, são algumas das atividades desenvolvidas pelas escolas da rede municipal de ensino, da Prefeitura de Manaus, em alusão à Semana do Meio Ambiente, juntamente com o projeto “Manaus, te quero verde”, lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na última quarta-feira, 2/6. As ações envolvem alunos e familiares.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Doutor Fernando Trigueiro, Japiim, zona Sul, que atende 410 crianças do maternal e o 1º e 2º períodos, criou o projeto “Cuidar do Meio Ambiente também é coisa de Criança”, que tem o objetivo de proporcionar a sensibilização da comunidade, especialmente dos alunos, para a importância da participação de todos, no cuidado e na preservação do meio ambiente.

Dessa forma, a unidade de ensino construiu uma horta que é cuidada pelas crianças e professores, como explica a gestora Rejane Regis da Silva.

“Nossa escola é cimentada, mas em um espaço pequeno criamos uma horta, de onde vamos tirar verduras e legumes para a merenda escolar. Quem vai cuidar do espaço são as crianças com ajuda dos professores, da equipe de serviços gerais e de todos que fazem parte da comunidade escolar. Além da horta, explicamos sobre o cuidado com o lixo, com o perigo da água parada e outros temas importantes”, pontua.

Creche

Já na creche municipal Tude Moutinho da Costa, na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, a participação dos pais ou responsáveis é de extrema importância, para que a consciência ambiental aconteça desde cedo. A creche atende 209 crianças de 1 a 3 anos, no maternal 1, 2 e 3.

Conforme a gestora da unidade, Simone Brelaz, o projeto “Verde, quero ver-te” tem o objetivo de conscientizar, implementar e executar atividades socioambientais internas e externas da creche de uma forma que possa alcançar o bem-estar da comunidade e do meio ambiente.

“Esse projeto, além de trabalhar a conscientização, traz a comunidade para perto da creche. Dessa forma, os pais são fundamentais no processo da questão socioambiental, em parceria com as professoras, com plantação de mudas, limpeza e separação de lixos”, informa Simone.


Divulgação/Semcom

- Advertisement -