Emporium Roma torna-se ponto de coleta seletiva em Manaus

A população de Manaus já dispõe de um Posto de Entrega Voluntária (PEV) em funcionamento no Emporium Roma, localizado no bairro Adrianópolis, zona Sul.

Por meio do PEV, os materiais recicláveis irão fazer o caminho de volta até os fabricantes para, enfim, dar vida a outro produto, passando pelos catadores, até chegar novamente aos fabricantes. Essa é a ideia por trás da parceria entre a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e o mercado varejista local, que resultou nessa primeira iniciativa.

“O Emporium Roma foi o primeiro a implementar o programa, atendendo a um edital da Prefeitura Municipal. Nosso objetivo é atrair novas redes e ampliar essa ação a outros estabelecimentos, conforme o que nos determina o prefeito Arthur Virgílio Neto, que tem sido referência em gestão sustentável”, explica o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

O gerente do Emporium Roma, Michel Harisson, ressalta que a separação do lixo é uma iniciativa simples e que contribui significativamente com o meio ambiente, além de ajudar também na geração de empregos de milhares de famílias que atuam na área de reciclagem.

A iniciativa do Emporium Roma foi provocada pelo edital público lançado pela prefeitura, após reunião com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e coordenação técnica do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), para atrair parceiros interessados na instalação e operacionalização de postos de entrega voluntária de resíduos sólidos.

“Manaus está avançando bastante nas questões da logística reversa, que é a implementação das previsões da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesse caso aqui, nos temos um PEV implantado por um varejista, o que é exatamente o que a lei preconiza”, reforça Paulo Farias.

Cadeia produtiva

Por outro lado, trabalhar a coleta seletiva e apoiar a cadeia da reciclagem em Manaus pode ser um bom negócio para a iniciativa privada. É o que começa a perceber a rede varejista Emporium Roma. “Só temos pontos positivos a contabilizar acerca dessa iniciativa. Desde que a coleta começou, os contêineres são preenchidos quase diariamente, demandado duas retiradas diretas para catadores locais. Nossos colaboradores também já aderiram e descartam seus resíduos”, revela o gerente-comercial da unidade, Michel Harrison.

Equipes da Semulsp também estarão, frequentemente, trabalhando na área do entorno do Emporium com ações de conscientização. “Esse é um canal de logística reversa e deve atender ao máximo de pessoas possíveis. Nós já estamos notando a presença dos nossos vizinhos utilizando esse canal. Vemos também alguns clientes que, logo após comprar, já descartam as embalagens secundárias dos produtos adquiridos, antes mesmo de levar seus produtos para casa. São sinais positivos que nos mostram que estamos no caminho certo”, diz Harrison.

À Prefeitura de Manaus cabe acompanhar o empreendimento para garantir que tudo saia como determina a legislação e incentivar novas iniciativas. “Nossa meta é ampliar essa medida para outros estabelecimentos e, assim, fomentar a cadeia produtiva em Manaus”, finaliza o secretário da Semulsp.

 Como descartar

Antes de entregar para reciclagem, a orientação é para que as pessoas façam a higienização com água das embalagens tipo latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Papéis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não devem ser amassados. Caso tenha vidro quebrado e outros materiais cortantes, o ideal é embrulhar em papel grosso do tipo jornal ou colocá-los em uma caixa para evitar acidentes.

Assessoria Semulsp

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

-publicidade-

Rodrigo Rivera