ICMBio lança edital de R$ 115 milhões para aeronaves de combate ao fogo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou licitação para a contratação de aviões e helicópteros a serem empregados no combate a incêndios florestais em unidades de conservação federais e seus entornos, com investimento em torno de R$ 115 milhões.

Serão 16 aviões para combate direto a incêndios florestais e até 8 helicópteros para apoio logístico aos brigadistas. O objetivo da contratação é apoiar as equipes de solo em ocorrências dentro do período de emergência ambiental da temporada da seca.

Com 500 horas de voo, os aviões no modelo Air Tractor têm capacidade de lançar até 2.500 litros de água por viagem. Eles serão distribuídos entre as bases de Cuiabá (MT), Brasília (DF), Santana do Riacho (MG) e Lençóis (BA) e poderão ser utilizados para reforçar o combate ao fogo em qualquer outra área do território nacional. Já os helicópteros serão distribuídos entre as bases de Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) e contarão com 420 horas de voo. No caso dos Air Tractors, a aquisição representa um aumento de 60% em comparação ao ano anterior.

Entre as principais contribuições dos helicópteros estão alcançar áreas de difícil acesso, deslocar servidores e cargas com maior agilidade e apoiar o monitoramento aéreo das áreas protegidas. Os Air Tractors contribuem, em especial, com lançamentos de água, que podem combater os incêndios diretamente, ou apenas amenizar a intensidade do calor e a altura das chamas, a fim de retardar o avanço das linhas de fogo e permitir a ação dos combatentes em solo com mais efetividade.

A medida faz parte das ações para prevenção e combate a incêndios florestais que vêm sendo realizadas pelo ICMBio em vista da seca sazonal e está alinhada ao treinamento de brigadistas, queimas controladas, aquisição de viaturas, a contratação de mais de 130 brigadistas para a Brigada Pronto Emprego, formada para acionamento imediato para operar em todos os biomas do Brasil, além de mais de mil brigadistas para atuação local.


Foto: Fernando Tatagiba

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera