Mostra de Arte Indígena abre programação de homenagens do aniversário de Manaus

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou na manhã desta quarta-feira, 15/9, na avenida Sete de Setembro, s/nº, no Palácio Rio Branco, na praça Dom Pedro II, no centro histórico, o lançamento da I Mostra de Arte Indígena de Manaus – Meu Povo. O evento faz parte da programação de homenagens do aniversário de Manaus, comemorado no dia 24 de outubro.

É a primeira vez em 352 anos de existência que a capital amazonense vai ter uma mostra genuinamente indígena com a participação de oito artistas e do centro indígena Bahserikowi, com objetos dos povos tukano, dessana e tuyukas do alto rio Negro. Além de Manaus, foram convidados uma artista do povo warau, da Venezuela, e outro de uma aldeia de Autazes.

A mostra indígena reúne os mais variados estilos de arte, com quadros retratando os grafismos ritualísticos e antropológicos, bem como a arte urbana das novas gerações que vivem na capital, esculturas e objetos que retratam as várias culturas presentes como: mura, kokama, dessana, tukano, tuyuka e warau. A criatividade indígena como arte é expressa na pintura corporal, nas cerâmicas, plumagens, nos artefatos, nas cestarias e nas máscaras com representações de suas cosmografias. 


 

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera