Nova espécie de rã marsupial é descoberta na amazônia peruana

Anfíbios de pele espessa e íris turquesa foram encontrados enquanto pesquisadores estudavam floresta da cordilheira de Colán, localizada no norte do Peru

Uma nova espécie de rã marsupial foi descoberta na região amazônica da cordilheira de Colán, no norte do Peru, segundo o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp).

A boa surpresa surgiu enquanto pesquisadores estudavam aspectos da tundra e da floresta úmida presentes no Santuário Nacional Cordilheira de Colán, localizado a mais de 3,1 mil metros de altitude.

De acordo com artigo publicado na última sexta-feira (9) no periódico Vertebrate Zoology, as rãs encontradas mediam entre 5,7 e 7,2 centímetros e foram incluídas no gênero Gastrotheca, anfíbios anuros observados nas Américas Central e do Sul.

Elas agora passam a compor a espécie Gastrotheca gemma, que se distingue de outras rãs por ter uma pele granular espessa nas costas, uma coloração dorsal verde sem padrão, íris de cor turquesa e uma barriga sem manchas ou pintas.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo representam o Instituto Peruano de Herpetologia e o Centro de Ornitologia e Biodiversidade, no Peru, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e universidades da Flórida, nos EUA.

Foto: Sernanp

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera