Praia da Ponta Negra tem anfiteatro iluminado em adesão ao ‘Outubro Rosa’

Em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de combate e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, o anfiteatro do complexo turístico Ponta Negra está iluminado com a cor da campanha para chamar a atenção da sociedade quanto à importância de falar sobre a doença.

Segunda a cartilha “Vamos falar sobre o câncer de mama”, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

Em 2021, são estimados 66.280 novos casos da doença no Brasil. A Prefeitura de Manaus tem realizado uma série de ações de saúde, ampliando a rede de divulgação e atendimento às mulheres para realização de exames.

Além disso, o autocuidado é essencial: olhe, apalpe, sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure o posto de saúde mais próximo.

Acesso

Como forma de facilitar o acesso ao maior número possível de usuárias da rede pública de saúde aos serviços e a uma série de cuidados voltados à prevenção ao câncer, a Prefeitura tem realizado a programação do “Outubro Rosa” de forma descentralizada.

Unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de todas as zonas da cidade estão desenvolvendo atividades para estimular as mulheres a buscarem o cuidado para evitar doenças.

As intensificações dos exames acontecem durante o mês inteiro de outubro, realizando preventivos, mamografias de rastreamento e conscientização contra o HPV nas escolas. Essa é uma das principais ações da programação, com intensificação das ações nas unidades da rede municipal de saúde e nas salas de vacinação da capital. As mulheres devem procurar a UBS mais próxima da sua casa e marcar suas consultas e seus exames.

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera