quarta-feira, outubro 20, 2021

Sema capacita comunitários para monitorar quelônios nas RDS Puranga Conquista e Rio Negro

Mais notícias

Voluntários estão aptos para realizar o manejo sustentável de tracajás, tartarugas e iaçás nestas Unidades de Conservação (UC)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) capacitou 19 comunitários para realização de monitoramento de quelônios nas Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e Rio Negro. A formação ocorreu no período de 13 a 16 de setembro, na comunidade Tumbira, localizada na RDS Rio Negro.

Realizado por meio de parceria com o Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o curso tem como foco principal o manejo sustentável de quelônios na Amazônia, com protagonismo comunitário para conservação e proteção de tracajás, tartarugas e iaçás da região.

“Os comunitários que participaram do treinamento são pessoas voluntárias que farão o monitoramento e a proteção de quelônios nestas duas comunidades”, explica a gestora da RDS Puranga Conquista, Ádila Matos.

Os comunitários formados estão aptos a realizar os protocolos básicos e prioritários de monitoramento, educação ambiental e proteção destes animais.

Período de monitoramento

A ação de monitoramento de quelônios inicia, geralmente, no mês de agosto, momento em que ocorre a coleta de ovos das praias para os tabuleiros, onde ficam até o período de eclosão. Neste ano, por conta da cheia histórica, iniciou em setembro.

Após o nascimento, os quelônios são colocados em piscinas artificiais e seguem no local até alcançarem o tamanho necessário para serem soltos na natureza em segurança.

Esta atividade é realizada no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc), da Sema, com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).


 

- Advertisement -